segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sociedade da Informação e EAD

                                  


Nesse terceiro post iremos analisar, em primeiro lugar, os aspectos básicos da Sociedade da Informação e, em seguida, fazer comentários sobre sua influência no campo do Ensino à Distância (EAD).

Primeiramente, é necessário que se saiba exatamente o que é Sociedade da Informação. Vamos ao ponto. Falar ao telefone, movimentar a conta no terminal e trocar mensagens com o outro lado do planeta são atividades cotidianas no nosso mundo eletrônico. Quase sem perceber, passamos a viver na Sociedade da Informação, uma nova era em que a informação flui a velocidades surpreendentes e em grandes quantidades, transformando profundamente a sociedade e a economia.

Por trás de tudo isso, está uma grande rede de meios de comunicação e de informática que cobre países, interliga continentes e chega também às casas e empresas.

Existem três características que estão por trás de toda a transformação em curso. A primeira é a convergência da base tecnológica, que possibilita representar e processar tudo em uma só forma, a digital. O computador vira um televisor e vice-versa, a foto passa do álbum para um disquete e entra na Internet pelo telefone ou pelo cabo de TV. A segunda é a dinâmica da indústria e do comércio, que tem proporcionado contínua queda dos preços dos equipamentos, possibilitando o acesso de uma parcela crescente da população aos serviços telefônicos, à computação e à Internet. E, por final, a terceira é o extraordinário crescimento da Internet, que em poucos anos se disseminou por praticamente todo o mundo e se transformou em um fator estratégico para o desenvolvimento das nações.

É valido destacar ainda que o avanço das Novas Tecnologias da Comunicação criou uma série de novas possibilidades e uma mudança de visão no mundo do trabalho, principalmente nas relações da empresa com seus públicos e no poder que as novas tecnologias de comunicação proporcionam tanto ao consumidor, quanto para a empresa e seus funcionários. Os profissionais da área contábil tiveram muitos ganhos com os avanços da tecnologia da informação e comunicação, já que, antigamente, as grandes empresas contavam com enormes departamentos de contabilidade, para classificar, conciliar, digitar lançamentos etc. Hoje em dia, esses avanços permitiram a criação de Sistemas de Informações Contábeis altamente integrados, que informatizaram as demonstrações contábeis das companhias, além de promoverem avanços nas relações empresarias e nos negócios da empresa.

Apesar das características acima destacados, devemos lembrar também que grande parte da população mundial jamais teve acesso ao telefone. Como garantir, então, que as novas tecnologias ajudarão a reduzir as disparidades econômicas e sociais entre as pessoas, as nações e, principalmente, em nosso país? É uma questão a se pensar.

Agora, é imensamente importante destacarmos que a disseminação da Internet nos anos recentes tem feito ressurgir com novo ímpeto o interesse pela inclusiva Educação a Distância, como mecanismo complementar, substitutivo ou integrante de ensino. Esse crescente interesse pelo EAD pode ser explicado em virtude de alguns fatos, como:

I. O aumento considerável da audiência de um curso ou palestra, tanto no tempo como no espaço, através do concurso intensivo de meios eletrônicos para o registro e a transmissão de conteúdos. Isto permite, por exemplo, oferecer boas oportunidades de educação para os interessados, mesmo que em áreas remotas e desprovidas de boas oportunidades locais de educação. Outro benefício é o compartilhamento de recursos de ensino entre instituições com interesses e quadros complementares, mesmo que situadas em locais afastados entre si.

II. A oferta de oportunidades de aprendizado para estudo em casa ou no trabalho, em qualquer horário, ampliando as possibilidades de oferta de educação continuada.

III. A individualização do processo educativo, mesmo em esquemas de grande escala, devido à maior interatividade propiciada pela Internet.

IV. A organização do trabalho em equipe de intensa cooperação, mesmo envolvendo pessoas geograficamente dispersas e trabalhando em horários distintos.


As novas tecnologias de informação e comunicação abrem oportunidades para integrar, enriquecer e expandir os materiais instrucionais. Além disso, apresentam novas formas de interação e comunicação entre instrutores e alunos. Entretanto, cuidados devem ser tomados, para não repetir os erros do passado. Os investimentos fixos são substancialmente maiores do que nas modalidades mais convencionais. É preciso que se desenvolva metodologias pedagógicas eficientes para o novo meio e de ferramentas adequadas para o estudo individual, ou em grupo.

Nesse sentido, para que o ensino a distância alcance o potencial de vantagens que pode oferecer, é preciso investir no seu aperfeiçoamento e acompanhar indicadores de qualidade.








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