terça-feira, 15 de novembro de 2011

Entrevista com consultora Renata Santos

Agora temos mais uma entrevista para o Blog. Desta vez, entrevistamos Renata Santos, contadora e gerente de uma grande firma de consultoria e auditoria. Renata Santos tem uma experiência formidável no mercado de trabalho e pode estar ajudando a todos que almejam a profissão contábil para suas vidas.



Renata, qual a importância do entendimento de contabilidade no ambiente empresarial?

O profissional que trabalha no ambiente empresarial necessita em condição sine qua non entender de contabilidade, visto que através dela a empresa consegue mensurar o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio e com isso, realizar também um bom planejamento tributário. Em suma, a Contabilidade é quem controla toda a vida econômica, financeira e patrimonial da empresa e sem ela, a continuidade empresarial pode ser colocada em risco.

O que você entende por Contabilidade Gerencial, e qual o seu papel na tomada de decisões?

A Contabilidade Gerencial pode ser definida como o processo de identificação, mensuração e análise utilizada pela administração das empresas para assegurar que todos os recursos empresariais serão aplicados, bem como se os processos realizados pelos seus administradores e gestores estão gerando bons frutos. A Contabilidade Gerencial tem por objetivo prever, mensurar e avaliar o impacto das forças críticas ambientais sobre os resultados da empresa, bem como os seus condutores (controllers) devem assegurar a boa gestão das informações e produção de valores aos seus usuários, os quais são fundamentais no processo de tomada de decisões.

Você acredita que as empresas brasileiras já se adaptaram aos padrões IFRS, ou essa adequação demandará mais tempo?

O processo de adaptação aos novos padrões da IFRS é um grande desafio para os contadores e gestores empresariais do momento. Essa adequação está sendo feita de forma lenta e gradual, visto que exige uma preparação de toda a empresa no sentido de atualizar seu corpo técnico bem como os seus sistemas operacionais, para assim, garantir um maior nível de confiabilidade às informações disponibilizada aos usuários.

Qual deve ser o comportamento do contador diante das rápidas mudanças que a contabilidade vem apresentando?

O contador desta nova geração deverá estar sempre atualizado e atento as novas disposições da legislação e da contabilidade como um todo, visando oferecer para as organizações informações cada vez mais rápidas e reais, auxiliando fortemente na tomada de decisões dentro das empresas. Deve ser sobretudo, mais crítico, estudioso e preparado para conhecer as minúcias de sua profissão, não apenas em nível nacional, mas também em nível internacional.

Diante da sua considerável experiência, deixe uma mensagem para quem pretende estudar e se aprimorar no estudo da contabilidade

Face as constantes transformações que a contabilidade vêm sofrendo ao longo dos anos, decorrente da dinâmica do mundo dos negócios, o novo estudante de contabilidade deve fazer o seu diferencial, mantendo-se sempre atualizado as dinâmicas relacionadas a ciência contábil (freqüentando palestras, grupos de discussão, leitura de materiais específicos – Revista Brasileira de Contabilidade RBC) e estudar sempre, pois será o suporte a sua formação.

Então é isso, mais uma entrevista bastante enriquecedora para o blog. Obrigado Renata pela sua disponibilidade. Acredito que os futuros contadores saem estonteantes após essa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário