sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Qual a importância da Contabilidade Gerencial?

Sabe-se que evolução do ambiente econômico e tecnológico tem trazido alguns desafios para o entendimento e a gestão dos negócios, sendo necessárias algumas ferramentas que venham a auxiliar os gerentes das empresas na tomada de decisão. Nesse sentido, esse post tem a intenção de fazer uma breve explanação sobre o papel da contabilidade gerencial no ambiente empresarial.

A evolução tecnológica traz mudanças de vários tipos, sejam na especificação do produto como na filosofia das organizações (industriais, comerciais ou de serviços). Sendo assim, há a necessidade dos ajustes da contabilidade gerencial, sendo ela de real importância na geração de informações para avaliações, tomada de decisões e controle dos processos internos.

As empresas, assim como as pessoas, precisam buscar como objetivo a adaptação à essas mudanças, usando como instrumento o auxílio da Contabilidade Gerencial, que é de grande importância para a Administração da empresa na tomada de decisões. Todos os fatos que ocorreram no passado e ocorrem no presente devem ser utilizados como ferramentas para a obtenção de estimativas dos acontecimentos futuros.
Assim, a contabilidade Gerencial, na atualidade, é de substancial importância, em face da necessidade imperiosa das empresas no cenário competitivo. É utilizada como importante ferramenta no apoio a gestão dos negócios e poderá contribuir significativamente para a eficiência operacional da organização, pois auxilia as empresas a coletar, processar e relatar informações para uma variedade de decisões operacionais e administrativas.
A contabilidade gerencial, através de suas técnicas, permite a empresa manter um controle permanente do Patrimônio. O estudo, registro e interpretação dos fatos financeiros e econômicos que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa, física ou jurídica, irá auxiliar na apresentação dos resultados através de demonstrações contábeis e relatórios específicos para determinadas finalidades.
As responsabilidades da contabilidade gerencial foram crescendo gradativamente em virtude das pressões exercidas na obtenção de informações para a tomada de decisões. Para que isso ocorresse de forma mais correta e com o menor risco possível ela passou de uma mera quantificação do custo do produto a uma racionalização deste. Com esse posicionamento, a alta direção das empresas busca a eficiência e eficácia na informação precisa e oportuna para a gestão e mensuração do desempenho de suas atividades, estabelecendo conceitos e técnicas para a preparação das informações utilizadas pela gerência no planejamento e no controle das operações da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário