terça-feira, 15 de novembro de 2011

Entrevista com Paulo Macedo

Bem, para começarmos a seqüência de entrevistas que esse blog irá disponibilizar, resolvemos entrevistar Paulo Macedo, contador e consultor de uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, além de professor de uma das mais renomadas universidades do estado.
Paulo, homenageando o tema deste blog, gostaria que você nos explicasse qual o papel do contador nos dias atuais?
Vejamos, o papel do contador, atualmente, consiste em tornar inteligível o andamento da situação financeira dos empreendimentos, possibilitando a identificação de oportunidades ou de problemas, ajustes em determinados setores da empresa ou na empresa toda etc.
Quanto mais a economia avança, mais se exige dos contadores, por isso eles precisam atualizar sempre seus conhecimentos, pesquisando, participando de seminários e cursos de especialização. Os dados financeiros organizados por eles são importantíssimos para ajudar o Brasil a se desenvolver de forma inteligente, auxiliam todos os setores produtivos - agricultura, indústria, comércio, prestação de serviços e outros. Um exemplo simples é a declaração de imposto de renda. Se o contador não acompanha as novidades da área, corre o risco de prejudicar o declarante apresentando uma declaração com erros.
No contexto público, o contador exerce uma função primordial, pois qualquer erro dele pode ocasionar uma série de transtornos. Imagine a liberação de milhões de reais, pelo governo federal, para obras de saneamento. Na hora de distribuir as cifras, o pessoal da contabilidade comete equívocos. Como corrigir? É possível, mas devido à burocracia do setor, muitas pessoas são prejudicadas, podendo lesar até o prefeito, o governador ou o presidente da República.
Importante destacar o papel do contador nos pequenos empreendimentos. O sucesso da economia brasileira deve muito aos micro, pequenos e médios empreendimentos. Independente do tamanho de cada um, a presença do contador é essencial. Sem contadores eficientes e honestos, o Brasil não progride.


Você acha que a contabilidade vem sofrendo mudanças? Quais as diferenças entre as ações do contador de hoje e de antigamente?
Muitas mudanças. Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões. Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para tomada de decisões. Nesse sentido, temos as mudanças trazidas pela lei 11.638/07, que nos adequou a IFRS, e tanto exigem dos contadores para a correta parametrização empresarial a essas normas. Temos também os avanços trazidos pela contabilidade gerencial, integrados com potentes sistemas de informações contábeis, e que conseguem embasar as decisões dos gerentes com um alto grau de eficiência.
Você, como profissional de uma grande firma de auditoria, e também como professor, pode, melhor do que ninguém, nos explanar um pouco sobre como você enxerga a relação sobre o tão falado abismo entre o mercado de trabalho e a sala de aula. Qual, na tua opinião, é a verdadeira função da universidade num contexto em que existem novas informações e mudança de conteúdo o tempo todo?
Eu acredito que a universidade pode e tem o dever de contribuir na preparação dos jovens para o mercado. Tanto que, desde 2007, faço esse trabalho de preparação para que o aluno chegue mais familiarizado ao mundo corporativo, a uma cultura que ele não domina, que é a das empresas. Penso que é importante a universidade se preocupar em sanar gaps que têm ficado falhos na graduação, ela deve formar o profissional para a vida, ensiná-lo a pensar, aprender, reaprender, estar sempre nesse processo de transformação. Ensinar o aluno a criar uma capacidade de análise e síntese, de analisar e ter uma opinião sobre o contexto em que ele está.




Nenhum comentário:

Postar um comentário