sexta-feira, 11 de novembro de 2011

IFRS - Vantagens e desafios para o Brasil

Ness post irei tratar da adesão brasileira ao padrão internacional de normas contábeis (International Financial Reporting Standards  - IFRS), explicitando as vantagens e desafios que o país enfrentará junto à outras nações que também estão em situação semelhante, como China, Rússia e países europeus.


A lei que introduz o IFRS no Brasil é a 11.638/07, que após longos anos tramitando no Congresso, conseguiu ser promulgada em 2007, modificando a famosa Lei das S.A (6.404), de 1976. A determinação de que as empresas precisarão adequar suas normas contábeis internas ao padrão internacional de contabilidade trouxe anseios e questionamentos por parte dos profissionais contadores que, apesar dos desafios, conseguiram perceber a revolução que a nova legislação poderia trazer para a profissão. Ainda, com o Brasil em plena expansão econômica e apresentando uma evolução cada vez mais sólida, os investidores estrangeiros se sentem atraídos a investir aqui e, logicamente, a adoção de regras contábeis aceitas internacionalmente se torna uma condição necessária para crescimento interno.


Atualmente, as IFRS são as regras contábeis mais aceitas do mundo, e isso é muito importante, pois traz mais eficácia nas análises das empresas quanto aos critérios de comparabilidade, transparência, consistência e segurança. No entanto, a aplicabilidade das novas normas não é uma tarefa fácil e apesar dos contadores e das instituições de ensino precisarem repensar e atualizar os conhecimentos sobre contabilidade, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) estão se esforçando para tornar as novas normas e técnicas mais inteligíveis para os profissionais. O autor ressalta ainda que até a área pública adotará as IFRS a partir de 2012, representado assim a importância destas no cenário atual.


Assumindo que a contabilidade é a linguagem universal para os negócios, o novo padrão contábil brasileiro exigirá uma extensa dedicação dos profissionais de contabilidade que sempre se demonstraram capazes de adaptar e assimilar conhecimentos técnicos novos relacionados à área. A importância destes profissionais será essencial para que o Brasil ocupe papel de destaque no mundo globalizado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário